Gestão de Projectos é vencer um leão por dia (Algumas vezes mais de um)
- Lis Lis
- 18 de mar.
- 2 min de leitura

É inevitável ter de resolver problemas para que o projeto ande “pelos trilhos”.
Gerir projetos é fazer uso diário de ferramentas, técnicas e competências que vão muito além da natureza do projeto. Como assim, um projeto de desenvolvimento de software exige mais do que conhecimentos de programação. O profissional precisa entender de custos para determinar o quanto cobrar por um trabalho, quanto tempo levará para um requisito ser integrado ao projeto, motivar e equilibrar aspectos emocionais com a pressão por resultados, dentre outras competências.
“Problemas chegam a todo o tempo e quando menos se espera. ” Tiago Brunet
Como gestores de projetos precisamos estar preparados para lidar com os fatores externos ao projeto. E, principalmente responder pelos acontecimentos durante a sua trajetória independente deles serem conhecidos ou não, de estarem ligados diretamente as suas atividades de gestor ou não. A autoridade pode ser delegada, mas a responsabilidade não. Você como gestor pode delegar uma atividade a um membro da equipa para executá-la e todo o problema que surgir em decorrência desta atividade é da sua conta, sim senhor (a).
Um bom gestor de projeto, aquele que veste a camisola do time, se responsabilizar pelos bons e maus momentos dentro de um projeto. E nunca duvida da capacidade da sua equipa por causa de um percalço do caminho. Na vida é importante correr riscos porque riscos são ameaças e oportunidades. E ninguém, mas ninguém que queria ter sucesso na sua carreira como gestor de projeto está imune a eles.
Ao invés de fugir dos problemas, ser resistente às mudanças ou na primeira oportunidade apontar o dedo à um colega, veja a oportunidade que há quando um evento excepcional acontece. Você só se destaca quando soluciona um problema que ninguém mais conseguiu. E, é neste ponto que o gestor de projeto mostra o seu valor. Ele abre portas ao desconhecido, cria novos caminhos e aborda os problemas de uma maneira diferente. A isto eu chamo – Correr riscos!
Somente um projeto muito bem gerenciado pode mudar a forma como a administração encara a função do gestor de projeto.
Em algumas instituições angolanas a função de gestor de projetos é superficial. Alguns gestores de projetos são contratados para que esta figura exista dentro da organização e ser apresentado como um “valor agregado” aos clientes. No entanto, a sua responsabilidade dentro da equipa de desenvolvimento é meramente definir template e garantir a sua aplicação no dia-a-dia. O que não deixa de ser importante, mas que por si só não traz os resultados que se espera ao implantar uma visão de gestão de projetos.
Se a empresa não planeja bem seus projetos, eles não terão um bom desempenho durante a implementação. Se o projeto não progride, a empresa não terá os resultados/entrega que definiu.
Todo planejamento gera progresso. Todo progresso traz resultados.
תגובות